Páginas

terça-feira, outubro 18, 2011

Fat Talk Free Week - 16 a 22 de Outubro de 2011




Essa semana está acontecendo a Fat Talk Free Week que, numa tradução bem livre, pode ser entendida como "Semana Não fale Sobre Gordura". Esta é idealizada pela Organização Tri Delta dos Estados Unidos e é apoiada por outras instituições e organizações como a Butterfly Foundation, da Austrália.
Os objetivos da semana são incentivar as pessoas a valorizar e respeitar seus próprios corpos e parar com pensamentos do tipo "Eu preciso emagrecer" ou "Fulano engordou" ou "Nossa, como aquela fulana está magra!", auxiliando também na prevenção de Transtornos Alimentares e Obesidade.
Dessa forma, o pensamento preconizado é ser saudável sem fazer loucuras para alcançar uma padrão de beleza veiculado pela mídia que, na verdade, é irreal e aprender a amar seu corpo e perceber as coisas maravilhosas que ele faz.
Na universidade onde estudo, eu e o pessoal do projeto de extensão do qual faço parte resolvemos espalhar essa ideia. Comecei fazendo um cartaz no qual o jogo é escrever pelo menos 3 coisas positivas sobre seu próprio corpo e expliquei para algumas pessoas o objetivo da semana. De cara, já percebi um certo estranhamento e a dificuldade das pessoas em valorizarem suas características ou citarem coisas legais que podem fazer com o corpo.
Porque vivemos numa sociedade onde se veicula que as loiras, magras e altas, com corpos longilíneos se divertem mais; meninos fortes, musculosos são mais legais... e aprendemos a descartar e desvalorizar todo o resto... a desvalorizar nossas próprias belezas que são diferentes dessas que citei anteriormente.
E eu acho realmente incrível como nossos olhos estão treinados a encarar apenas a magreza (muitas vezes extrema) como normalidade. Surpreendo-me com pessoas muito próximas a mim comentando sobre pessoas com o biotipo que para mim é normal: "Nossa, aquela pessoa é/está gordinha!". NÃO, AQUELA PESSOA ESTÁ NORMAL, EUTRÓFICA, NUM PESO SAUDÁVEL!
Pior é quando essas pessoas próximas resolvem se auto-avaliar também se achando gordinhas. ACORDEM! VOCÊS ESTÃO EUTRÓFICAS!!!
Pior ainda é que essa busca por esse padrão de beleza midiático causa sofrimento, como já expressei no texto Desconfeitos. E isso pode gerar graves consequências...

Hoje em dia, essa mulher (Marilyn Monroe) seria considerada "gordinha". Ela é NORMAL!

Campanha Dove pela Real Beleza:
Mulheres reais



Mensagem do vídeo: "Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça"



Agora que você já leu um pouco sobre a semana e viu os vídeos, espalhe também essa ideia. Comece por si mesmo. Pense em pelo menos 3 coisas maravilhosas sobre seu corpo! (Coisas positivas sobre meu corpo- já postei no facebook, twitter, grupos do facebook- amo minha boca, meu sorriso, meus olhos, minhas pintas das bochechas, minhas pernas. Com meu corpo eu posso dançar, me expressar, abraçar...)
Como poderemos amar outras pessoas sem antes amarmos nós mesmos?
E para terminar, uma frase da Fat Talk Free Week: "My GENES may make who I am, but my JEANS will not define me" - Meus GENES podem determinar quem eu sou, mas não meus JEANS (no caso, o tamanho deles). (tradução livre)
Para saber mais acesse: endfattalk.org
Vídeo 2011: http://www.willowinteractv.com/ftfw2011/
Outro site legal que segue uma linha de pensamento muito semelhante: http://www.haescommunity.org/
________________________

No mesmo sentido, nessa semana também está acontecendo, promovida pelo GENTA (Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares) a Se Dê Conta (Semana de Conscientização e Prevenção de Transtornos Alimentares) com atividades de debates, discussão, etc. Sábado, 15/10, fui à exibição do filme "Maus Hábitos" que trata do tema dos transtornos alimentares em diversos contextos. Depois ocorreu uma conversa entre os presentes: Estudantes de Nutrição, Nutricionistas, Psicólogos, Psiquiatras e tinha até uma pessoa da engenharia!