Páginas

quinta-feira, janeiro 13, 2011

(digressão) Lista de presentes

Falta menos de um mês pro meu aniversárioe percebi uma coisa que me incomodou. Uma dessas livrarias me mandou um email dizendo que eles facilitam muito a nossa vida permitindo que façamos nossa lista de presentes para que possamos dividi-la com nossos amigos, fazendo o favo de dizer-lhes o que queremos.
Por que me incomodou?! Porque, primeiro: quando você envia uma lista dessas, meio que se torna uma obrigação lhe presentearem; segundo: dar o presente vira algo banal, a pessoa que dá não pensa na carga de significados que o tal presente terá, tanto pra quem dá quanto pra quem recebe (já disse isso aqui).
Eu sinto que não há mais aquela preocupação em descobrir do que a pessoa gosta, o que combina com ela, desvendar esse mistério... não dá mais aquele frio na barriga de ansiedade esperando pra ver a cara da pessoa abrindo o presente e se ela gostou ou não. E, com essas listas, meio que se espera o que vai ganhar, quem está fazendo aniversário não se deixa surpreender...
Eu achei muito engraçado quando um amigo meu, alguns meses atrás, me perguntou o que eu queria ganhar de aniversário. Eu disse: "mas tá muito longe ainda!". Ele: "mas eu não sei o que te dar!". Eu disse: "ué, pensa no que combina comigo, no meu jeito". Não dei nenhuma dica, caramba! Amizade de quase 8 anos!
Eu não ligo pro quanto custou (ou se foi manufaturado ;-D ou inventado- como uma dança ou música), o que importa é o carinho, a mensagem que a pessoa quis transmitir com o gesto. 
A gente perde a noção, eu acho, ficamos pensando muito no material (não que não precisemos de tecnologia, roupas, livros -adoro comprar, ganhar, porém tem uma fila imensa de livros pra eu ler... será que consigo até 2012?!- etc, só é preciso tomar cuidado e analisar se certas coisas são realmente úteis e essenciais - p. ex. eu acho tablets inúteis, são inúteis pra mim, não se encaixam no meu cotidiano... se é útil pra vc, ótimo...) "o que eu vou ganhar de aniversário?!" Eu posso ganhar muitas coisas não materiais, só preciso de sensibilidade pra perceber...
Os meus presentes de hoje foram o Sol, a chuva e o vento

E de presente pra vcs:


Bottle from Kirsten Lepore on Vimeo.

Fonte:http://smellycat.com.br/2011/01/04/bottle/

3 comentários:

Jonni disse...

Huuummm.....

Thiago Silva - O Naturalista disse...

obrigado.!

Fernanda Scagliusi disse...

Ai, Isis, estou com auto-vergonha! Eu sou dessas descaradas que faz wishlist e manda para as amigas por e-mail, nem se dá o trabalho de fazer num site. Que horror, rs...
Bjs.