Páginas

quarta-feira, maio 15, 2013

Espanha: Madrid- Rota gastronômica

Essa rota fazia parte do curso sobre tecnologias agroalimentares: qualidade e inocuidade que fiz. Conhecemos esses três centros comerciais que se assemelham ao Mercado Municipal de São Paulo, não em tamanho porque esses são bem menores, mas a ideia é a mesma: vários estandes: carnes, pescados e frutos do mar, embutidos e conservas, temperos, hortaliças, pães...
E como será possível perceber, em todas as placas referentes às hortaliças está escrito seu lugar de origem.
Centro Comercial La Paz

Começamos por este mercado. Fica localizado a uma rua bem semelhante à Oscar Freire de São Paulo, ou seja, high society, frequentada por pessoas afortunadas. A maior parte dos estandes são especializados em ingredientes gourmet. Comprei até uma caixinha de balas de mexerica/tangerina/bergamota orgânicas.


Ovos de Gansa


Mariscos e lagostins

Conchas, Mariscos e Lagostas

 
Codornas em conserva e patê de carne de pato





Variedades de cogumelos



 
Raf: variedade de tomate espanhol disponível apenas no início da primavera


Coxa de pato conservada na própria gordura e fígado de pato

Mercado San Antón

Esse mercado já é mais frequentado por pessoas comuns, que vão até lá para comprar bons queijos, carnes, doces, hortaliças, temperos.



Parede verde do estande e temperos




Estande de queijos!!! De encher os olhos!

Torta de queijo, uma delícia!!!!


Queijo com denominação de origem


Manga e limão do Brasil


Embutidos: salame, chouriço e bacon. Aves inteiras, depenadas, com exceção da cabeça.

Mercado de San Miguel- Espaço culinário

Infelizmente, não tenho nenhuma foto do interior  desse mercado, mas a ideia principal é você comer! Tapas, tábuas de queijo, hambúrgueres raza nostra (aquele que eu mostrei no outro post), tomar sucos diferentes (tomei um de uma fruta chamada Lulo, proveniente dos Andes) e também tem estandes que vendem hortaliças. É frequentado tanto por turistas quanto por madrilenhos, Fica localizado próximo a Plaza Mayor e a estação Sol do metrô, é uma região cheia de lojinhas de souvenires para turistas, restaurantes para turistas (ou seja, caros e ruins), mas se você bisbilhotar um pouco mais consegue encontrar restaurantes e lanchonetes bons, mais baratos e que os próprios madrilenhos frequentam, como o Museo del Jamón, uma espécie de lanchonete onde pode-se encontrar bocadillos (pão com queijo, jamón ou outro embutido) a 1,00 euro.

3 comentários:

Anônimo disse...

essa foto do bolo de rolo estah muito feia.poderiam tirar uma foto de um bolo bem feitinho.No mais,gostei dos assuntos

Isis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isis disse...

Cara pessoa anônima que não assina o comentário, tenho plena consciência que não é o bolo de rolo mais lindo que já se viu no mundo, mas fui eu que fiz e foi o primeiro e isso já é o suficiente para eu ter ficado satisfeita com o resultado. Se eu tivesse tirado foto de um bolo de rolo mais bonito, não teria sido a minha obra e sim uma farsa. E ele foi muito bem feitinho, com todos os cuidados. Agradeço pela visita.