Páginas

domingo, maio 12, 2013

O que es una tapa?


Tapas são aperitivos que acompanham uma bebida, geralmente cerveja ou vinho, e tem esse nome porque antigamente se utilizava os pratinhos dos aperitivos para tampar (ou no espanhol tapar) as bebidas para que não entrassem moscas e mosquitos, daí vem o nome. Quem contou a curiosidade foi um dos professores que conheci enquanto estávamos finalizando as atividades do curso que fiz em Madrid em um bar, quase todo mundo estava tomando cerveja ou vinho (eu não porque ainda era antes do meio-dia e meu café da manhã ainda preenchia  o vazio do meu estômago) e todos saboreando os aperitivos. 
Depois eu fiquei curiosa e fui pesquisar sobre isso e encontrei uma descrição na Wikipedia: https://es.wikipedia.org/wiki/Tapa_(alimento)

Tapas experience
Antes mesmo de saber da onde vinha o nome "tapa" fui a uma atividade do hostel, Tapas experience, e junto comigo estavam uma japonesa, um português, mais duas brasileiras, um inglês, uma chilena e o guia, um argentino que mora em Madrid há oito anos, mas já visitou o Brasil doze vezes e sabe falar português, além do inglês e a língua nativa.
O guia nos explicou que comer tapas é momento de compartilhar, todos comem dos mesmos prato e se quiséssemos poderíamos jogar os guardanapos no chão! Porque lá é assim, quando se vai a um bar como este é cultural jogar guardanapos, caroços de azeitonas, tudo no chão. E como o guia mesmo nos disse, é libertador! Mas ao mesmo tempo quem não está acostumado se sente meio mal (sentimento compartilhado por mim e pelo inglês londrino sentado ao meu lado).
E nesse bar, nós pagamos um valor e eles trazem comida até você explodir e um canecão de cerveja, devia ter por volta de 500 ml. 
Os aperitivos são feitos com fatias de pão nas quais se colocam fatias de jamón, queijo, tortillas (uma omelete de batatas), chouriço, salame e também podem servir croquetes com recheio de molho bechamel (o famoso molho branco) e jamón hummmmmmm. Também podem ser biscoitos, amendoim, aí depende do local.
Mas nesse onde acontece a experiência com as tapas é um lugar que os próprios espanhóis frequentam, vi muitas pessoas jovens, poderiam ser universitários, mas também pessoas um pouco mais velhas, que talvez tenham acabado de sair do trabalho e ido se divertir em um happy hour. E estava lotado! havia gente comendo em pé, apoiando as tapas em mesinhas mais altas, todos em volta conversando, falando alto e jogando as coisas no chão. Foi realmente uma experiência incrível!

Croquetas, tapas de jamón se acabando
tapas y más tapas

Nenhum comentário: