Páginas

quinta-feira, maio 16, 2013

Bolo de Rolo


Depois de enrolar por muitas semanas, finalmente fiz o bolo de rolo! Com auxílio do namorado. Como foi a primeira vez, deu um pouco de trabalho, mas a receita é bem simples. Você vai precisar de:

Ingredientes:
250g  (1 e 1/2 xícara de chá) de açúcar
250g  (1 e 1/2 xícara de chá) de farinha de trigo
200g (1 tablete) de manteiga
6 ovos separados em clara e gema
1 colher de chá de fermento químico ou bicarbonato de sódio (se você quiser fugir de produtos que contém alimentos transgênicos)
500g (1 pacote) de goiabada cascão
1/2 xícara de chá de água
Papel manteiga
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Utensílios e equipamentos:
Duas tigelas: uma para misturar os ingredientes, outra para bater as claras em neve;
Uma fôrma retangular média ou grande (se tiver a número 2, melhor, se não, use a que tiver, como eu fiz)
Uma batedeira, se tiver.

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, açúcar e manteiga até obter um creme homogêneo. Incorpore a farinha com uma colher de pau ou uma espátula, acrescente as claras por último junto com o fermento incorporando-os delicadamente com a colher, também.
Aqueça a goiabada cascão com a água em uma panela para que a goiabada fique mole, com aspecto de geleia.
Forre a forma com o papel manteiga e espalhe uma camada fina da massa (aprox 1 cm de espessura) e leve ao forno em 180º C por aprox. 5min. Você terá que repetir o procedimento (se só tiver uma forma desse tamanho e um forno pequeno) de 3 a 4 vezes.
Quando a massa estiver pronta, passe uma camada fina da goiabada e enrole. Repita o procedimento com as outras massas e vá incorporando um rolo no outro. Depois de tudo enrolado, corte as rebarbas para as bordas dos dois lados ficarem retas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu fui aluna da sua mãe há mais de 10 anos. lembro de quando você ia nas aulas com ela. a memória mais forte que tenho é de você numa das aulas com a camisa do palmeiras, haha.
gosto muito do seu blog desde a primeira vez que li (isso há um ano, mais ou menos).
sempre venho aqui a procura de novas postagens! só tenho um pedido a te fazer: posta mais, por favor!
além de eu achar super divertido, acho bem interessante também. sempre aprendo coisas novas, incluindo receitinhas de comidas deliciosas que sempre dão super certo.
besos, guapa! :)