Páginas

segunda-feira, maio 06, 2013

Feiras

As feiras são espaços de manifestações culturais, artísticas e gastronômicas, locais de troca de conhecimento, descobertas, encontros.
As três feiras que escolhi para este post são aquelas que já visitei e achei interessante compartilhar. As duas primeiras estão próximas a mim, em São Paulo, e as visitei mais de uma vez, a terceira está um pouco longe, mas se tiver oportunidade, vale muito a pena!


Feira de produtos orgânicos do Parque da Água Branca
Joaninha passeando no rabanete

Essa feira acontece às terças, sábados e domingos, das 5h às 12h no Parque da Água Branca, bem próximo à estação de metrô Barra Funda. É necessário chegar cedo, no máximo às 9h porque os produtos começam a acabar! É uma delícia chegar lá e tomar um café da manhã com tudo preparado a partir de matéria-prima produzida sem agrotóxicos. E na feira você pode encontrar de tudo: frutas, verduras, legumes, leite, queijo, refeições prontas congeladas, pães e outras massas, mel. E, sim, é um pouco mais caro, mas vale a pena porque você lida diretamente com os pequenos produtores, o valor pago é um valor justo por todo o tempo que aquela pessoa e/ou família dedicou para cultivar aqueles alimentos de qualidade, limpos; além disso, você compra um produto inteiro, alimentos com suas ramas (como a cenoura, a beterraba, o rabanete) que depois podem ser feitas refogadas ou massa de torta, como eu mesma já fiz (receita aqui). E sem medo, pois não há nenhum veneno naquelas folhas. E depois de visitar a feirinha, você pode dar uma volta no parque, fazer um piquenique, é um espaço bem bonito.

Feira da Benedito Calixto

Chorinho da tarde

Essa feira é mais eclética, possui vários ambientes e está localizada na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, quase chegando a Vila Madalena. Nela você encontra manifestações artísticas (artesanato, música), culturais (moda, antiguidades) e gastronômicas (tendas com docinhos, pasteis e outros quitutes). Tudo em um lugar só! E também é legal porque você lida diretamente com o idealizador daquela roupa, daquele artesanato, daquela receita de doce e a partir das 15h acontece uma apresentação de Chorinho. Uma delícia! Pra quem gosta, se sente em casa.

Onde: Praça Benedito Calixto, próxima à estação de Metrô Clínicas.
Todos os sábados das 9h às 19h.

La Feirinha

Essa feirinha fica distante, mas tive oportunidade de conhecê-la quando fui para Foz do Iguaçu e minha mãe e eu resolvemos nos aventurar para além da fronteira e visitar a terra dos hermanos. Está localizada em Puerto Iguazu, na região de Missiones, e também próxima ao Parque das Cataratas do lado Argentino, então se você for visitar as Cataratas, precisa ir conhecer a feira! Lá você encontra azeitonas e outras conservas, salames, queijos, alfajores artesanais e outros quitutes locais, como as empanadas. E o melhor, pode sentar em uma mesinha, pedir uma cerveja tradicional e uma tábua de queijos, salame e azeitonas, huuummmmmm! As tendas são de moradores da cidade cuja economia principal é o turismo.


A feirinha

Tábua de queijos, salame e azeitonas & Empanada

Cerveja

Ao frequentar feiras livres é possível encontrar coisas diferentes daquilo que estamos acostumados a ver todos os dias nos supermercados e shoppings, há mais variedades de alimentos, outras expressões sobre a moda, artesanatos únicos e o encontro com pessoas ímpares!

2 comentários:

Unknown disse...

Adoro suas postagens e dicas!!!

Unknown disse...

Adoro este blog!