Páginas

quinta-feira, janeiro 19, 2012

James Jameson Irish Whiskey e Guinness Storehouse

Uma coisa legal de Dublin é que você pode fazer a rota do álcool, como eu mesma resolvi apelidar. Parece até coisa de bêbado, mas não é, não! Lá é possível visitar a James Jameson Old Distillery, onde o Sr. James Jameson iniciou sua arte de fazer Whiskey e hoje em dia é um ponto turístico, pois a real destilaria mudou de lugar, foi para a cidade de Cork; e a Guinnes Storehouse, onde ainda funciona a fábrica.
E eu digo que não é coisa de bêbado porque: 1- são bebidas que estão aí há milhares de anos, salvando as pessoas do frio, cirurgia sem anestesia e tudo o mais; 2- no próprio tour é possível perceber que é uma arte fazer essas bebidas, é quase uma alquimia...
Tanto o whiskey quanto a cerveja são produzidos a partir da cevada, porém esta é fermentada e aquele é fermentado e destilado, e vale ressaltar que o James Jameson Irish Whiskey é destilado não uma, nem duas, mas TRÊS vezes! Eu experimentei e comparei com os concorrentes... é uma delícia... desce suave...
Entrada da James Jameson Old Distillery

Representação do contador e do carregador dos sacos de cevada

Cevada


Cevada maltada (com brotos)

Moinho de água que ativa o moedor de grãos

Cevada moída



Depois a cevada vai pra esse tanque gigante (o de verdade é gigante mesmo) com água quente e essas hélices são misturadores. A cevada começa a formar espuma.

O washback é o tanque onde a fermentação acontece e era muito difícil de ser limpo. O funcionário responsável pela limpeza do equipamento descia pendurado por uma corda segurando uma vela, se a vela continuasse acesa era porque havia oxigênio suficiente para ele respirar, se a vela se apagasse, era porque havia pouco oxigênio disponível, então saía de lá rapidamente.

Depois o whisky é destilado, dano origem ao jovem whiskey com 80% de álcool, então o whiskey é misturado com água para reduzir seu teor alcoólico pra 60 e poucos% para que o processo de envelhecimento nos barris possa ser concluído.

Whiskey Jovem

Barris

De baixo para cima, da esquerda para direita: Whiskey de 1 ano, 3 anos, 5 anos, 12 anos e 18 anos (quanto mais velho, mais concentrado)

O ofício de fazer barris era muito comum no séc XVIII e como muitos trabalhadores possuíam os mesmos nomes e famílias inteiras eram envolvidas no trabalho, inventavam apelidos e alguns não eram muito legais... como alguns apelidos que as pessoas ganham no colégio ou na época de faculdade.

James Jameson Irish Whiskey: Triple Distilled, Twice as Smooth, One great taste.
____________________________

Guinness Storehouse

Cevada

Trepadeiras (sim, eles colocam isso na cerveja... e são plantas especiais que desprendem um aroma característico e crescem apenas em regiões próximas a linha do Equador)

Fermento especial da Guinness, eles guardam uma parte num cofre porque se a fábrica explodir ou algo assim, eles podem multiplicar o fermento novamente com a amostra mantida a salvo.


E não é que o Guinness Book é da Guinness cerveja?!?!?

A harpa é um símbolo constante na Irlanda: na cerveja, na moeda, na cia. aérea. É em homenagem aos músicos dos séculos passados.

"There's poetry in a pinch of Guinness"

Para saber mais: 


E aqui vai uma música de pub tradicional da Irlanda em três versões. Escolha sua favorita e cante a plenos pulmões empunhando sua caneca!




Nenhum comentário: