Páginas

domingo, janeiro 22, 2012

Diário de Bordo IV- Hallo, Berlin!

Imagens dizem mais do que mil palavras? Vamos ver se isso funciona...
Cheguei em Berlin na hora do almoço, então meu amigo já me levou pra comer algo bem típico e que foi inventado lá: o Currywurst. Wurst é salsichão em alemão, e eles inventaram de colocar o molho curry. Vem acompanhado de batatas gratinadas (e às vezes de batata frita e salada, depende do lugar), já que lá comer arroz não é o costume.

Essa é a torre de TV da Alexanderplatz. Todo berlinense sabe que ela é 30 pés mais alta que a Torre Eiffel.

Catedral de Berlin, séc XIX. Em Berlin, eles têm mania de construir prédios novos parecendo que são velhos, pois a cidade foi bombardeada na guerra e não sobrou muita coisa original antiga pra contar história, muitas coisas foram reformadas e reconstruídas, como a Humboldt University (da onde, por acaso, saíram 27 prêmios Nobel...)

Lá na Alexanderplatz fica a Ilha dos Museus com o Old Museum, Neuss Museum, National Gallery e o Pergamon. Fui nos três últimos.

Esse prédio que parece um origami é a Humboldt Box e... serve pra nada... é uma espécie de galeria, mas ali era onde costumava ficar o palácio da Monarquia da Alemanha que precisou ser demolido, pois estava contaminado com amianto. Mas os alemães querem reconstruí-lo com seus 20 quartos e tudo o mais e fingirem que nunca saiu de lá, talvez. Num lugar cujo o governo nem monarquia mais é...

Brandenburger Tor - Portão de Brandenburgo
Atrás dele ficava o muro de Berlin. Nesta praça, do lado esquerdo fica o consulado americano e do direito, o consulado francês. Quando esse monumento foi construído, a estátua que fica em cima dele foi nomeada de Deusa da Paz. O Napoleão Bonaparte muito do esperto foi fazer uma visitinha a Alemanha e simplesmente disse: eu gostei, vou levar, é minha. Levou a estátua e colocou em cima do Mini Arco do Triunfo que fica em frente ao museu do Louvre, em Paris. Os alemães não gostaram nada disso, recuperaram a estátua, contudo, mudaram o nome dela para Deusa da Vitória, já que ela não cumpriu seu papel como deusa da Paz... e parece que ela fica olhando constantemente para o consulado da França =P.

Global Stone Project - pedra representando o continente americano e o Amor.

Memorial dos Judeus

Em cima do banker do Hitler - Banker é aquele local subterrâneo a prova de bombas, as pessoas estocavam comida enlatada e preparavam o local caso precisassem sobreviver vivendo nele se houvesse algum ataque. onde costumava ser o do Hitler (ainda está lá, lacrado, pois tentaram explodir o banker pra não virar uma espécie de memorial nazista; contudo, eles lembraram que a função de um banker é ser a prova de bombas, então só conseguiram lacrar a passagem e agitar um pouquinho as coisas por ali e talvez causar uma rachadura...) hoje em dia é o estacionamento de um condomínio residencial.

Check Point Charlie- A fronteira entre as Alemanhas Oriental e Ocidental

"Você está entrando em um setor sem fins lucrativos"

Memorial Biblioteke -  "Num lugar onde queimam livros em breve começarão a queimar pessoas"- Heinich Hein 1820 (tradução livre)

Tampa de bueiro com as coisas turísticas de Berlin

Amplemann!!!! STOP!

Esses são os semáforos de pedestre da Berlin do Leste, representam o Leste encontrando o Oeste.

Esse pedaço do muro de Berlin foi decorado por 21 artistas de vários países.





Vamos retirar os muros que nos separam


Museu Topografia do Terror- na época da Segunda Guerra, era um prédio da concentração nazista. As pessoas que eram aprisionadas eram interrogadas, torturadas, mortas ou enviadas a campos de concentração a partir dali. Hoje, o museu é sobre a história das perseguições durante a segunda guerra a homossexuais, socialistas e pessoas que não eram consideradas da raça ariana.

Algumas peculiaridades: Whiskey em latinha!

Em Berlin também fui a minha primeira balada. Foi muito boa! O nome era SODA. Nas baladas em Berlin, geralmente você não pode entrar de tênis e nem em grupos muito grandes. As baladas começam a partir das 23h, mas eu vi gente chegando às 4 am! Nessa balada havia vários ambientes: o de músicas atuais dançantes (Party Rock- LMFAO, Super Bass- Nick Minaj, Good Feeling -Flor Rida, OMG -Usher feat. Will.I.am), o de músicas mais latinas, a de músicas mais antigas (Walking on sunshine -Katrina & the Waves, Don't Stop Till you get enough -Michael Jackson) e até a Silent Disco, onde a música era mais baixinha, som ambiente, para ser possível beber, conversar sem ficar gritando.



Nenhum comentário: