Páginas

domingo, março 13, 2011

Um Carnaval de cozinha! - Experimentos de feriado

Nesse carnaval, eu cozinhei como se não houvesse amanhã!!!! Cozinhei por seis horas ou mais seguidas!
Mas primeiro... aquela ida ao supermercado básica: uma lata de tomates pelados (um absurdo!!! eles vieram da Itália e saem mais em conta do que comprar tomate comum!), carne, massa tipo penne integral, cenoura, etc, etc, etc.
Fiquei com vontade de cozinhar porque eu já estava planejando gastar alguns ingredientes da minha geladeira e do armário e também porque minha mãe me ligou dizendo que havia feito macarrão à bolognesa e frango com quiabo e eu não estava lá para apreciar esses quitutes...
Então, mãos a obra! Comecei pelo macarrão à bolognesa. Foi a primeira vez que cozinhei carne moída na vida e também abri uma lata de tomates pelados. Foi emocionante. Sobrou muita carne porque fiz o cálculo superestimado do fator de cocção... achei que a carne iria reduzir pela metade, mas reduziu 1/3, enfim.
Depois de pronto o macarrão à bolognesa (sem segredos, só com um pouco de frescura!), passei para meu bolo de chocolate que faço sem receita... vou vendo pela consistência da massa se está dando certo, e deu!!! Ficou fofo, uma delícia!
E, por último, mas não menos importante: O Rocambole de Soja. Vou lhe dizer que foi o que deu um pouco mais de trabalho, pena que não tenho foto... mas aqui vai a receita:
Massa do rocambole
1 xíc chá de soja crua
1 xíc de farinha de rosca
1 xíc de fécula de batata
1 limão pequeno
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Sal a gosto
2 ovos

Modo de preparo: deixe a soja de remolho frio por 6horas ou remolho quente por 1h30 até soltar as casquinhas. Cozinhe sob pressão por uns 20 min. Jogue a água de cocção fora. Bata a soja no liquidificador com meio copo de requeijão de água. Pegue essa massa e misture com os ovos, as farinhas, cebola, alho e limão e misture com a mão até a massa desgrudar da mão.

Recheio:
1 cenoura pequena
2 tomates sem pele
1/2 cebola
150 gramas de queijo (prato ou padrão)
dica: tempere com azeite e orégano
Abra a massa do rocambole, recheie, enrole e coloque para assar em forma untada com óleo no forno a 180 ºC. Demora aprox. 45 min no forno.

Nesse dia, cozinhei das 14h às 20h30 e foi muito prazeroso porque depois recebi meus amigos em casa e comemos todos juntos.

_______________________________________________________________________________
Ahhh, a comensalidade...
Além de preparar as coisas sozinha, no dia seguinte fizemos uma preparação coletiva. Foi muito divertido ver  um cortar uma cebola pela primeira vez o outro cortar um tomate. Depois na hora de misturar tudo com queijo na panela deu tudo errado porque deveríamos ter deixado o tomate e a cebola secarem um pouco, mas tudo bem... deu tudo certo após despejarmos o líquido sobressalente na pia (crianças, não façam isso em casa...). Foi uma preparação bem universitária: tomate com cebola, queijo e orégano para se comer com pão.
E foi muito bom comer ouvindo as histórias "brilhantes" (quase literalmente) do meu amigo Jussan Coments...
____________________________________________________________________________

No outro dia, ainda resolvi fazer uma torta de carne com a carne moída que eu não precisei usar para o molho à bolognesa.
Para a massa:
2 xíc de farinha de trigo
1/2 xíc de óleo
1/2 xíc de leite
1 col chá de fermento químico
1 pitada de sal

Coloque primeiro os ingredientes secos e misture a massa com as mãos até ficar homogênea, mas NÃO sove!
Abra a massa com um rolo (ou uma garrafa/copo de vidro, como é o meu caso. Às vezes é preciso improvisar, né...) e forre a forma.
Para o recheio, refoguei a carne com cebola, tomate, cenoura e tempero (mistura de alecrim, orégano e o que mais você quiser).
Coloque o recheio dentro da massa aberta na forma, cubra-o com mais um pedaço de massa e asse em fogo baixo (180 ºC).



A parte ruim de cozinhar é limpar a bagunça que fica depois, mas we gotta do what we gotta do...
E é ainda um desafio maior fazer tudo isso em uma cozinha pequena, é necessário CRIAR o espaço.


Mesmo assim, fiquei muito feliz por ter conseguido fazer tudo isso e dividir com meus amigos!
E para fechar com chave de ouro: CONSEGUI PELA PRIMEIRA VEZ, depois de muitas tentativas, FAZER UM MOLHO BRANCO DECENTE!!! Sem empelotar! Quando olhei para a panela e vi aquela obra-prima a alegria tomou conta de mim e quase chorei de emoção! 
Até então, eu achava que era um desastre na cozinha! Na verdade, quando fiz o técnico em nutrição, como as aulas práticas eram muito estressantes (pelo menos para mim), eu tinha muito medo de errar durante a preparação e de que o resultado final não fosse como o esperado (a coisa com o molho branco começou aí, nessas aulas, e sempre dava errado e empelotava e eu não conseguia entender por quê). 
Desde o ano passado, venho tentando  perder esse medo (não que eu tenha parado de cozinhar, às vezes saía um bolo aqui, outro ali, mas nada de muito especial e eu lembro de quando eu era criança eu adorava ajudar minha mãe na cozinha, principalmente colocar a mão na massa para sová-la, e isso foi se perdendo ao longo do tempo e na época do técnico chegou ao fundo do poço, cozinhar era até doloroso...) e acho que nesse feriado eu realmente me superei...
Na arte de cozinhar, como em outras artes, o aperfeiçoamento, treino e experimentação andam juntos. 

3 comentários:

Jonni disse...

Cadê o meu muffins???

Jonni disse...

Cadê o meu muffins???

José Roberto disse...

Como não sei cozinhar, confesso que essa sua experiência, nasceu o desejo em mim de está na cozinha, porém, cozinhar somente pra mim.
Pois na minha casa somente existe um morador, EU.