Páginas

terça-feira, março 15, 2011

bRAINstorming


(é mais ou menos assim que enxergo quando eu e meus óculos ficamos encharcados)

Dizem que os melhores textos são aqueles elaborados em momentos penosos, de angústia e que os melhores autores são aqueles com a sensibilidade à flor da pele tendendo para o trágico... ta aí Álvares de Azevedo para provar (na verdade, ele não está aí mais porque já morreu faz tempo, provavelmente de tuberculose e virgem aos 21 anos, se não me engano. Ah, e tem também o Lord Byron... mas eu não sou muito familiarizada com a história dele).
Se isso for verdade mesmo, esse será um dos melhores textos que já escrevi... porque, no momento estou me sentindo a mais nerd perdedora do mundo, molhada, cheia de sentimentos úmidos para compartilhar. Tente imaginar a situação: seu único meio de transporte é uma bicicleta (por não ser poluente e muito econômica; vida de estudante, sabe como é...) em uma cidade que chove de Dezembro a Dezembro... e não é exagero! Cheguei em casa com muitas partes do meu corpo e suas extensões (roupas, bolsa) molhados. E agora estou sentada aqui escrevendo sobre as minhas angústias, se posso chamar assim.
A chuva não deveria ser uma coisa que incomoda, porque faz parte da vida chover. É necessária! Eu sei, eu sei! Mas nessa cidade aparentemente não existe o direito de permanecer seco. Ora se está pingando de suor, ora de chuva.
A água me deu uma surra hoje, estava caindo dos céus com os punhos gelados fechados. E pior que eu não me importo em pegar chuva, pra mim o copo sempre está meio cheio. Mas o que estava meio cheia hoje era minha paciência, talvez seja pela falta de sono...
A chuva daqui, como está bem descrito em #JussanComents#, é assim: "Guarda-chuva é ineficaz aqui nessa cidade, a chuva não vem do céus, mas sim do chão, de frente, de lado, rodopiando, fazendo espirais no ar. Pode até tentar abrigar-se numa tenda que ela acaba rasgando e cedendo em você uma rajada d'água que chega esnobando gritando: HA! MOLHEI!".
HA, molhou mesmo! Meu cabelo recém-lavado, minhas calças, meus olhos, minha alma.
Já tentou pedalar de óculos embaixo de chuva, embaixo de árvores (primeiro que, por 3 segundos, um galho quase cai na minha cabeça)?
O pinga-pinga das folhas das árvores pingava dentro dos meus olhos, que dor, impedindo-me de enxergar e nem as lentes dos óculos eram mais eficazes para me proteger. Além disso, as lentes dos óculos tomadas pela água. Por sorte não atropelei um pedestre ou fui atropelada.
É nessas horas que eu gostaria que a saga de Harry Potter fosse verdade: poderia realizar um feitiço impermeabilizante nos meus óculos e nos meus pertences e ir para os lugares aparatando e desaparatando (já sou maior de idade, mesmo).
Queria saber o que as pessoas que me veem de dentro dos seus carros pensam enquanto eu vou deslizando com minha bicicleta. Tenho alguns palpites: "Nossa, que dó...!"; "Ainda bem que eu tenho carro"; "Essa menina é burra de não usar capa e guarda-chuva?!". Às vezes, sinto dó de mim mesma.
Calma, leitor, a sessão de autocomiseração já vai acabar. Agora vem o frio, depois da cortina de água gelada misturada ao vento e ressaca marítima.
Só consigo pensar num banho quente, na minha cama quente...
Eu gosto da chuva, mas hoje não foi um dia de Boa Chuva! como tantos outros que já tive. E este, definitivamente, não foi o meu melhor texto... foi só um despejar de palavras (como o próprio título sugere, aliás).


6 comentários:

Ygor disse...

Nossa Ísis, não imaginava q o clima da Baixada a incomodasse tanto! Realmente aqui faz muito calor e chove muito =/ mas nao desanima pq logo logo vc vai se formar e poderá abandonar essa região sacaneada quase q diariamente por São Pedro

ps vide o brasão de santos pela desciclopedia e repare na chuvinha http://desciclopedia.org/wiki/Imagem:Brasao_santos.gif

Isis disse...

Não, Ygor. Eu gosto muito daqui, mais agora do que antes... só que ontem eu realmente fiquei sensível por conta de todo o contexto.

S&M disse...

Hahaha! Acho que todas as semanas passamos por essa situação.

Mas se não fosse por essas situações de desespero, nao surgiriam as ideias criativas: o guarda chuva, a capa...
E ai vem a minha ideia criativa que se eu for abençoada por uma riqueza de um dia pro outro prometo te dar. Um oculos de natacao com o grau de seus oculos! Ou a gente tenta um limpa-vidros que nem iamos ffazer pro luiz...hahaha!

Unknown disse...

É, de vez em quando a vida aperta e faz uma série de desventuras. Mas no final ele mostra o quão forte e o quão resistente voce pode ser. Legal (o texto).

Jussan disse...

sauhsahuhuasuhasuhashu
Senti sua irritação ao ler. não tinha pensado como pior seria se usasse óculos na chuva
husahasuhuashuashuhasu
aqui em Santos tô qse comprando um caiaque pra ir pra facuh, mto mais eficaz nessa lagoa de cidade!

Fernanda Scagliusi disse...

Isis, eu fico mega master blaster irritada quando me molho em santos, o que acontece com frequência... e nem adianta ter carro pq geralmente não tem vaga na facul, aí tem que parar lá longe, fico ensopada e ainda demoro 2 hs para chegar em casa e tomar o bendito banho quente. É só por muito amorrrr pela causa mesmo, viu, RS?
Bjs