Páginas

sábado, janeiro 15, 2011

Torta de Framboesa - Voltando ao sítio

No sítio, tanto me pediram que eu fiz a torta de framboesa. Não sem ajuda, claro. Uma tia fez a geleia, a outra tia foi lá e estra... digo, colocou mais açucar (mas mais açúcar mesmo!) pra apurar o doce (eu prefiro a geleia mais azedinha, menos enjoativo).
Eu fiz a massa e vovó me auxiliou pra fazer o creme branco. Meu tio ficou enchendo minha paciência dizendo que quem tinha feito tudo havia sido minha avó: "Essa Ana Maria Braga aí sem a Maria não é de nada, hein" (pra quem não entendeu, eu era a Ana Maria e minha avó a auxiliar Maria, heheh).
Para fazer o primeiro creme, receita tradicional + conhecimentos da técnica dietética, para o segundo creme (porque faltou e tivemos que fazer mais) receita tradicional + experiência (pra quê técnica dietética... mas que o amido demorou mais pra gelatinizar, ah, demorou... eu que sei, viu... fiquei mexendo a panela... ihh, desempelotar tudo também foi lindo!).



Experimente fazer!

Torta Fácil de Framboesa

Você vai precisar de:
duas tias, uma avó (não, galera, brincadeirinha...)

Para a geleia:
Framboesas (a medida de uma caixinha de morango, mais ou menos... 2 xic de chá, vai...)
Açúcar (quantidade pra virar quase geleia... 2 a 3 xíc. de chá)
Cuidado pra não deixar em ponto de bala!!!!

Modo de preparo: Lave as framboesas (antes, lave as mãos, ainda mais se outras pessoas forem comer a torta), coloque-as na panela em fogo baixo. Acrescente o açúcar após as frutas se desmancharem e perderrem um pouco da água livre delas (hummmm, ciência dos alimentos).

Creme branco
leite integral fluido 250 ml
gema 1 und (guarde a clara pra fazer um omelete só de claras em neve)
farinha de trigo 2 colheres de sopa bem cheias
Leite condensado 1/2 lata

Modo de preparo (com a técnica dietética): com o leite ainda frio, acrescente a farinha de trigo e mexa um pouco para desfazer os grumos, leve ao fogo baixo e mexa até perceber a mistura ficar mais consistente. Então, acrescente o leite condensado e a gema. (Por que não colocar o leite condensado antes?! Porque tem muito açúcar, e em excesso este ingrediente atrapalha a gelatinização do amido). Ah, cuidado para não deixar empelotar; se acontecer, mexa vigorosamente!

Modo de preparo da voz da experiência: misture tudo, coloque no fogo e mexa... mexa... dá certo também, mas demora um pouquinho mais...

Massa
Farinha de Trigo 2 xíc. chá
Leite 3/4 da xícara de chá
Manteiga 1 colher de Sopa bem cheia
Açúcar 1 xícara de chá
Sal 1 pitada
Fermento químico 1 colher de sopa

Modo de preparo: misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até que fique homogênea (NÃO SOVE!). Depois, abra a massa cobrindo a forma; deixe-a bem fina. Coloque para assar (demora uns 10 min, dependendo do forno).
Depois é só montar o recheio. Dentro da caminha (ou cestinha ou "chame-do-que-você-quiser") coloque o creme branco, geleia, creme branco, geleia, (ou só uma camada de cada mesmo) e enfeite se quiser...

Deixe na geladeira por 1h aprox., coberta por plástico firme.

E depois é só aproveitar^.^. Olha só que ironia do destino... eu nem experimentei a minha torta como um todo... sniff... só experimentei o creme quando ficou pronto e a geleia... mas a galera que tava com lombriga de torta falou qua tava "bão". Eu acredito! hehe

Um comentário:

Jonni disse...

Eu quero um pedaço!!! Mas não quero ter que fazer uma, dá muito trabalho e é muito complicado...