Páginas

segunda-feira, dezembro 06, 2010

What's wrong with our food system?!?!



Nesse vídeo, esse garotinho fala da importância de sempre escolhermos alimentos de produtores locais e orgânicos. Ótimo, estou total de acordo.
Mas aqui eu faço uma ressalva: no Brasil alimentos orgânicos são mais caros (e grande parte da população não conseguem ter acesso a esses alimentos, embora estes sejam de melhor qualidade) e mal conhecemos nossos vizinhos, quem dirá os produtores locais... falta incentivo para essas práticas. Ainda estamos presos à produção em massa na agricultura, com uso excessivo de defensivos químicos... é uma pena. Além disso, mal conhecemos as frutas e hortaliças originalmente brasileiras e... espanto! Geralmente são mais caras, pois são produzidas em pequena escala (e quem sabe, de forma orgânica).
Outro problema: não respeitamos a época das coisas!!!! Como assim, tem laranja e tomate o ano inteiro!?!?!?!? Existe época para as coisas! Já ouviu falar em sazonalidade?!
Precisamos aprender a viver sem tomates, bananas, batatas e laranjas em determinadas épocas do ano, trabalhar com opções, variar mais a alimentação, adaptar!!!! E conhecer alimentos nativos do Brasil.
Apesar de todas essas questões, sou otimista. Com pequenos gestos, acredito que possamos melhorar nossa alimentação e respeitar o meio ambiente. Como já disse num post anterior, tenho vontade de plantar temperinhos (eu moro num micro apê, hein! É possível! É só acreditar!). Acho bom comer o que a gente mesmo produziu... evita maiores desperdícios, menos agrotóxicos para nosso fígado metabolizar, é econômico... e essas práticas são, de certa forma, terapêuticas.
Voltando ao fato de produtos orgânicos serem, muitas vezes, mais caros, tudo bem não dar pra comprar sempre... mas quem sabe às vezes?!
Talvez se nos juntarmos com nossos vizinhos e pensarmo em fazer uma compra orgânica de forma coletiva (estilo "atacado"), quem sabe não sai mais barato?! São opções, lembra que temos que aprender a trabalhar com elas? Só estou especulando... 
A mesma coisa digo em relação aos alimentos integrais: quem sabe às vezes misturar um pouco do arroz integral ao arroz normal? Um pouco de açúcar mascavo ao refinado ou cristal?
Dessa forma, vamos aos poucos contornando as adversidades e encontrando o melhor caminho para uma alimentação mais saudável e, vale dizer, mai sustentável. E se colocarmos na balança, no final das contas, é preferível gastar mais com comida de qualidade do que com remédios daqui a alguns anos...

Mas, calma, também não sou contra um porcarito de vez em quando! Aguarde o próximo post!

2 comentários:

Jonni disse...

Verdade, o importante é o equilíbrio, não só na alimentação mas em tudo o que fazemos.
Só quero ver qual vai ser a defesa do "porcarito"... :P

Pikeno disse...

Ah! É isso ai.

Só uma coisa, não são defensivos químicos po, não defendem nada biologicamente falando, são agrotóxicos e até o nome pelo qual é chamado esse produto é uma questão de mercado.