Páginas

quinta-feira, dezembro 09, 2010

What's wrong with our food system? - Part 2

Eu li um livro uma vez e recomendo: Em defesa da comida - Um Manifesto, do Michael Pollan, um jornalista californiano com umas ideias bem peculiares.

Nesse livro você encontrará esses doze mandamentos:
1 - Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida;
2- Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar;
3- não coma nada que não possa um dia apodrecer;
4- evite produtos alimentícios que aleguem vantagens para sua saúde;
5- Dispense os corredores centrais dos supermercados e prefira comprar nas prateleiras periféricas;
6- Melhor ainda: compre comida em outros lugares, como feiras livres ou mercadinhos hortifrútis;
7- pague mais, coma menos;
8- coma uma variedade maior de alimentos;
9- prefira produtos provenientes de animais que pastam;
10- Cozinhe e, se puder, plante alguns itens do seu cardápio;
11- prepare suas refeições e coma apenas à mesa;
12- Coma com ponderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer [esse último, diz tudo, na minha opinião].

Tá, muito bonitas todas essas dicas, concordo com a maioria delas, faço só um adendo ao comentário dos animais que pastam que também é um complemento ao mandamento 8: varie suas fontes proteicas, peixe, frango, cogumelos, queijo, soja e outras leguminosas, ovos, carne bovina, suína, entre outras, assim pode ser que um dia a superprodução de carne bovina, que arrasa com toda a cadeia produtiva (desmatamento para colocar pastos no lugar, empobrecimento do solo -isso acontece com a superprodução de soja também-, etc), diminua. E não sou simpática em relação ao consumo de animais de caça, por causa do risco de extinção. Essa prática não é realizada com tanta consciência assim... ou consciência nenhuma...
_________________________

Mas, após ler todos esse mandamentos, super legais de seguir no dia-a-dia... mas dá aquela vontade de comer um Fast Food... e agora?! O que você faz?! Pratica suicídio?! Entra em depressão?!
NÃO!!!
SEJA FELIZ! "Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim" de vez em quando (DE VEZ EM QUANDO) não faz mal a ninguém! Faz bem pra alma!!! Às vezes, precisamos de uma comfort food depois de um dia daqueles. Apenas gostaria de chamar atenção para o gasto que essas redes grandes de Fast Foods tem com embalagens descartáveis, muito plástico, caixinhas, saquinhos, papéizinhos. Deveria haver uma alternativa mais sustentável. Por isso também defendo...
...que esse lanches e doces possam ser caseiros, pois há menos gasto de embalagens, ou seja, menos montanha de lixo. Além do que, aquele hamburguer da mamãe e o doce de compota ou bolo de fubá da vovó têm muito mais sabor e a gente sabe da onde veio. E as quantidades de conservantes derivados do petróleo e outras substâncias químicas do mal são menores.

Então, o que quero deixar é: você pode sim comer aquele bolo cheio de coberturas e recheios, aquela pururuca, desde que se saiba da onde veio e o processo de elaboração do prato seja o mais próximo possível de você (origem dos ingredientes, processo produtivo, etc). Pois, uma coisa que já me disseram e eu concordo é: vivemos numa sociedade que NÃO sabe lidar com a comida! Ou as pessoas exageram se alimentando de coisas que parecem comida, mas são mera imitação barata, ou têm tanto medo de se alimentar pois pensam apenas no tanto de calorias e benefícios para a saúde que aquele alimento irá trazer, esquecendo da carga cultural, história do prato e a carga individual de significados e símbolos carregada por aquela preparação.
Comer é muito bom, contudo temos que cuidar para fazer as escolhas certas nos momentos certos.

Nota: Enquanto elaborava esse post, vi que saiu agora nas bancas a edição verde da Superinteressante e fala sobre como nosso sistema de alimentação está se tornando insustentável para o planeta. Acho que vale a pena dar uma lida...

2 comentários:

Jonni disse...

Gostei! Também acho que não devemos ser radicais com a nossa alimentação. Acredito que cada um pode e deve fazer a sua parte por uma alimentação mais saudável. Basta começar com pequenos gestos, como acrescentar um pouco de salada a uma refeição.

Amauri Gabriel disse...

quer dizer que nada de comer no pc com o prato no colo, ouvindo música, e com msn aberto?:(