Páginas

domingo, novembro 21, 2010

A Batata Integral

    A batata para mim é um dos alimentos mais perfeitos e saborosos que existem. Se o homem inventou o queijo, Deus inventou a batata. Ela guarda segredos gastronômicos no seu interior maciço cru. Quando cozida, é macia; assada, dourada; frita, crocante por fora. Acompanha ou pode ser acompanhada. Confesso: um dos meus pratos favoritos é carne com batatas feito pela mamãe.
    Mas um dia eu ouvi uma coisa e fiquei incomodada... que a batata não é integral... oras, claro que pode ser!!! Se a comermos com casca!!! Quando vamos àqueles estabelecimentos que vendem aquela batata inglesa enoooorrrme, cheia de recheio de requeijão com cogumelos (o meu favorito), é comum comermos a casca (não que seja algo que eu faça sempre, porque haja espaço no estômago! E também o exterior pode vir queimado às vezes).
      Para mim, qualquer alimento comido inteiro, aproveitando suas cascas e, às vezes, até as sementes, é integral! Mas, coitada da batata, não é vista da mesma maneira... na pirâmide de Willet fica lá no topo com outros alimentos refinados, como se fosse um pão de fôrma qualquer... além de sofrer preconceitos: "Ah, eu não como batatas porque vou engordar! Muito carboidrato...", contudo não vou entrar no mérito da dicotomização dos alimentos por enquanto.
     Mas lanço aqui a ideia: casca de batata, batata é! Se você não curte a ideia, tudo bem, não fique mal por isso, temos que respeitar a cultura alimentar das pessoas, porém não venha dizer que não pode ser integral.
    Agora, deixando de lado um pouco essa história de batata com casca, aproveite e saboreie sua batata da melhor maneira que puder! Com molho funghi, com carne, assada, purê, gratinada, frita, recheada... hummmmm.

2 comentários:

Ana Carolina disse...

nossa! me senti absolutamente compreendida no quesito "amante de batatas", mesmo pq..nascida em São Bernardo do Campo..rs!
delícia mto apetitosa!
ouvi dizer de uma batataria mto boa lá na Vila Madá, vamos? =)

Thiago Silva - O Naturalista disse...

Sabe o que pode conquistar as pessoas em relação a casca da batata? Quando vc for usar ela sem a casca, separe a casca e deixe na água, por exemplo, por uma tarde, depois pegue essa casca molinha e frite! E depois de um belo cozido vc come a fritura! Salzinho a gosto e uma cervejinha ^^