Páginas

sexta-feira, agosto 03, 2012

TEDxCampos - Alimentação do Futuro

Você conhece o TED? Não, não é o ursinho Teddy. Pode-se dizer que o TED é uma organização internacional cujo lema é Ideas worth spreading (ideias que valem a pena ser espalhadas). Eventos são organizados em torno disso e cada um com um tema e um objetivo, pertencente a uma categoria: TED talks, TEDx Events, TED Conversations. Nesses eventos, convidados realizam palestras pertinentes ao tema, falando sobre experiências pessoais, profissionais, questões educativas. Você pode conferir tudo isso em: http://www.ted.com/
Esse ano, em junho, mais especificamente no sábado ensolarado do dia 23, tive a oportunidade de participar do TEDxCampos - Alimentação do Futuro (x= independently organized TED event), em Campos do Jordão, realizado no Grande Hotel Senac. Foram disponibilizadas 100 vagas e para conseguir uma delas era necessário preencher uma ficha de inscrição com perguntas como: "Por que você merece estar no TEDxCampos?"; "Escreva aqui coisas interessantes que você já fez na vida"; "O que a alimentação do futuro faz você pensar?". 
Primeiro procurei no site o lugar que mostrava o valor da inscrição, depois percebi que, na verdade, era gratuito e só participaria quem fosse selecionado. E EU FUI!!!! 
Foi realmente incrível, tudo perfeitamente organizado, com a presença de profissionais muito bem conceituados no Brasil e no mundo, como o conhecidíssimo Alex Atala. Outros nomes que lá constaram foram: Tsuyoshi Murakami , chef do restaurante Kinoshita; Carlos Bertolazzi, dono do Zena Caffé; Ana Branco, professora do Dep. de Artes da PUC-Rio, adepta à Alimentação Viva; Cecília Sanada, gerente de qualidade do Octávio Café; Bruno Cabral, chef do Restaurante Donostia; Romeu Mattos Leite, fundador da Vila Yamaguishi; Julice Vaz, chef da Boulangère; Paulo Roberto Al-Assal, diretor executivo da ONG Fuck Cancer; Dr. Frans Kampers, Doutor em física e diretor da BioNT; Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva; Biel Baum, apresentador do programa Arte na Cozinha; Mônica Rangel, chef do Gosto com Gosto; Deborah Kesten, pesquisadora internacional de nutrição; Sandro Dias, historiador, filósofo e professor de História da Gastronomia e Tópicos Contemporâneos do Senac Águas de São Pedro; Luiza Possi, encerrando com um pocket show!
E depois, ainda tivemos um jantar classe A.
O evento foi organizado para pensarmos sobre como queremos que seja nossa alimentação daqui pra frente: alimentos orgânicos, e como dizem os prefeitos do Slow Food: limpos, bons e justos; valorização dos pequenos produtores e da agricultura familiar; comer com consciência, gosto; valorizar os alimentos regionais.



X de lego

Pocket show da Luiza Possi

 
 A equipe TEDxCampos

 O Jantar com "tudo que há de bom"

Nenhum comentário: