Páginas

quarta-feira, agosto 15, 2012

Chayote

Chayote é chuchu em inglês, eu achei bonito e até dá um up no legume que a maior parte das pessoas acha sem graça... eu gosto dele, se bem temperadinho fica bem gostoso, mas admito: minha parte favorita do chuchu é a semente, eu acho uma delícia! A textura...
Enfim, eu tinha um chuchu em casa e queria fazer algo com ele e achei essa receita no livro do SESI e fiz com algumas adaptações:

Chuchu recheado, gratinado com atum:

Essa receita é para duas pessoas.
Ingredientes:
1 chuchu grande
temperos (ervas, sal, se tiver caldo de carne feito em casa, também)
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 colher de sopa de óleo
1 tomate pequeno picado
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1/2 lata de atum
queijo ralado

Descasque o chuchu e se a casca estiver bonita, pique-a e reserve. Corte o chuchu em dois e cavuque um pouco, tomando cuidado para não deixá-lo muito finos e nem tão macios ao cozinhar. Lave-os e cozinhe com o tempero que quiser.
Em uma panela, frite o alho e a cebola no óleo, acrescente o tomate, o chuchu cavucado e suas cascas picadas e o atum, acrescente um pouco de sal, se necessário. Em outra panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha, deixe dourar um pouco e vá acrescentando o leite frio aos poucos para não empelotar. Depois misture o molho ao refogado. Escorra oc chuchus, coloque em um refratário, recheie-os e coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.


E pronto:

Bom apetite!
P.S.: acredita-se que o resultado seja melhor ainda com batatas, mas ainda não foi testado.


Nenhum comentário: