Páginas

quinta-feira, agosto 23, 2012

A História das Coisas + A História dos Cosméticos

Dois vídeos que valem muito a pena ser assistidos. O primeiro fala sobre o sistema (estressante e insustentável) no qual estamos inseridos e o segundo sobre as substâncias presentes nos cosméticos.






Confira o canal Story of Stuff no You Tube: http://www.youtube.com/user/storyofstuffproject?feature=watch


terça-feira, agosto 21, 2012

A Batata Rústica (Integral) com os amigos

Fui a uma lanchonete chamada Lanchonete da Cidade e lá eles têm essa batata rústica, frita com casca e tudo, com alecrim e alho! Uma delícia!

Tentei repetir o feito com a batata doce, mas sem a casca porque estava meio feinha, ficou gostosa também!



domingo, agosto 19, 2012

Os custos escondidos dos hambúrgueres



Esse curta mostra os custos escondidos quando consumimos um hambúrguer: emissão de gás carbônico, litros de água, plantação de soja e milho para servir como ração para o gado, etc.
Divirtam-se!


sexta-feira, agosto 17, 2012

Inventei para o almoço um Cupcake gigante de frango com requeijão

Havia disponível na minha geladeira frango para desfiar, requeijão, alho, cebola, uma clara que sobrou da gema que usei para fazer o creme de confeiteiro, farinha de trigo, leite, fermento e mais um ovo e sal a gosto e resolvi fazer uma minitorta que depois mais ficou parecendo um mega cupcake!
Para o recheio, em uma panela coloque um pouco de óleo vegetal e refogue a cebola e o alho, acrescente o frango desfiado e o requeijão. Reserve.
Para a massa, bata a clara em neve que sobrou e reserve. Em um liquidificador (ou mixer), misture 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de óleo vegetal, 1 e 1/2  xícara de chá de leite, 1 ovo inteiro, 1 colher de café de fermento e sal a gosto.
Misture o recheio com a massa e incorpore a clara em neve, com uma espátula, de preferência, realizando movimentos delicados, envolvendo a mistura.

Unte uma forma com óleo e a enfarinhe, coloque a massa para assar a 200º C com forno pré-aquecido.
Bom almoço!

quinta-feira, agosto 16, 2012

Batatas (cozidas no microondas) recheadas para o jantar

Sabe aquelas batatas enormes recheadas que geralmente compramos nas praças de alimentação em shopping centers? Pois é, dá pra fazer em casa e fica pronta em trinta minutos. E você pode combinar de preparar e realizar essas experimentações na cozinha junto com seus amigos, como foi o meu caso. Na verdade, eu não fiz quase nada, só fiquei observando os meninos trabalharem (porque eu já havia feito a sobremesa, nada mais justo)

Primeiro você precisará comprar as maiores batatas que conseguir achar (aqui usamos a batata suja, aquela que vem suja mesmo, com terra e tudo):

Lave-a, de preferência, depois a embrulhe em um papel toalha e coloque no microondas entre 10 e 20 minutos, vá observando a consistência. Quando a batata estiver bem macia, abra uma tampinha na parte de cima, cave um pouco, retirando o miolo, coloque-o em um prato para misturar com o que será usado de recheio. No nosso caso, foi requeijão com bacon frito cortado em tiras pequenas e finas (só jogar o bacon numa panela e deixá-lo lá, fritando). Misture o recheio com o miolo da batata, depois coloque tudo de volta e... BOM APETITE!



E quem não gosta de batatas (seja qual for o tipo) que atire o primeiro tubérculo!

quarta-feira, agosto 15, 2012

Chayote

Chayote é chuchu em inglês, eu achei bonito e até dá um up no legume que a maior parte das pessoas acha sem graça... eu gosto dele, se bem temperadinho fica bem gostoso, mas admito: minha parte favorita do chuchu é a semente, eu acho uma delícia! A textura...
Enfim, eu tinha um chuchu em casa e queria fazer algo com ele e achei essa receita no livro do SESI e fiz com algumas adaptações:

Chuchu recheado, gratinado com atum:

Essa receita é para duas pessoas.
Ingredientes:
1 chuchu grande
temperos (ervas, sal, se tiver caldo de carne feito em casa, também)
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 colher de sopa de óleo
1 tomate pequeno picado
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1/2 lata de atum
queijo ralado

Descasque o chuchu e se a casca estiver bonita, pique-a e reserve. Corte o chuchu em dois e cavuque um pouco, tomando cuidado para não deixá-lo muito finos e nem tão macios ao cozinhar. Lave-os e cozinhe com o tempero que quiser.
Em uma panela, frite o alho e a cebola no óleo, acrescente o tomate, o chuchu cavucado e suas cascas picadas e o atum, acrescente um pouco de sal, se necessário. Em outra panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha, deixe dourar um pouco e vá acrescentando o leite frio aos poucos para não empelotar. Depois misture o molho ao refogado. Escorra oc chuchus, coloque em um refratário, recheie-os e coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.


E pronto:

Bom apetite!
P.S.: acredita-se que o resultado seja melhor ainda com batatas, mas ainda não foi testado.


sexta-feira, agosto 03, 2012

TEDxCampos - Alimentação do Futuro

Você conhece o TED? Não, não é o ursinho Teddy. Pode-se dizer que o TED é uma organização internacional cujo lema é Ideas worth spreading (ideias que valem a pena ser espalhadas). Eventos são organizados em torno disso e cada um com um tema e um objetivo, pertencente a uma categoria: TED talks, TEDx Events, TED Conversations. Nesses eventos, convidados realizam palestras pertinentes ao tema, falando sobre experiências pessoais, profissionais, questões educativas. Você pode conferir tudo isso em: http://www.ted.com/
Esse ano, em junho, mais especificamente no sábado ensolarado do dia 23, tive a oportunidade de participar do TEDxCampos - Alimentação do Futuro (x= independently organized TED event), em Campos do Jordão, realizado no Grande Hotel Senac. Foram disponibilizadas 100 vagas e para conseguir uma delas era necessário preencher uma ficha de inscrição com perguntas como: "Por que você merece estar no TEDxCampos?"; "Escreva aqui coisas interessantes que você já fez na vida"; "O que a alimentação do futuro faz você pensar?". 
Primeiro procurei no site o lugar que mostrava o valor da inscrição, depois percebi que, na verdade, era gratuito e só participaria quem fosse selecionado. E EU FUI!!!! 
Foi realmente incrível, tudo perfeitamente organizado, com a presença de profissionais muito bem conceituados no Brasil e no mundo, como o conhecidíssimo Alex Atala. Outros nomes que lá constaram foram: Tsuyoshi Murakami , chef do restaurante Kinoshita; Carlos Bertolazzi, dono do Zena Caffé; Ana Branco, professora do Dep. de Artes da PUC-Rio, adepta à Alimentação Viva; Cecília Sanada, gerente de qualidade do Octávio Café; Bruno Cabral, chef do Restaurante Donostia; Romeu Mattos Leite, fundador da Vila Yamaguishi; Julice Vaz, chef da Boulangère; Paulo Roberto Al-Assal, diretor executivo da ONG Fuck Cancer; Dr. Frans Kampers, Doutor em física e diretor da BioNT; Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva; Biel Baum, apresentador do programa Arte na Cozinha; Mônica Rangel, chef do Gosto com Gosto; Deborah Kesten, pesquisadora internacional de nutrição; Sandro Dias, historiador, filósofo e professor de História da Gastronomia e Tópicos Contemporâneos do Senac Águas de São Pedro; Luiza Possi, encerrando com um pocket show!
E depois, ainda tivemos um jantar classe A.
O evento foi organizado para pensarmos sobre como queremos que seja nossa alimentação daqui pra frente: alimentos orgânicos, e como dizem os prefeitos do Slow Food: limpos, bons e justos; valorização dos pequenos produtores e da agricultura familiar; comer com consciência, gosto; valorizar os alimentos regionais.



X de lego

Pocket show da Luiza Possi

 
 A equipe TEDxCampos

 O Jantar com "tudo que há de bom"