Páginas

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Manteiga X Margarina - O dilema

Depois de um post no facebook no qual eu e algumas outras pessoas defendemos a manteiga, fui questionada se isso é verdade mesmo. E quantas vezes também já não me perguntaram isso ao vivo e a cores? E qual a surpresa quando defendo a manteiga?! "É mesmo?!" "Mas não tem colesterol?" "Ah, mas é muito dura".
Sim, a manteiga tem colesterol e gordura saturada e precisamos ingerir aproximadamente 300 mg do primeiro e 7% das calorias totais da segunda, diariamente (DRI, 2000)
Antes da invenção da margarina ninguém tinha essa dúvida, todos usavam manteiga desde que esta foi descoberta. Então, resumindo, por causa do Napoleão inventaram esse "substituto satisfatório para a manteiga" (Wikipedia). E todo mundo achou o máximo porque manteiga tem gorduras saturadas, mas a margarina, não! Então lá para a segunda metade do século XX descobriram que a margarina possuía uma gordura muito pior, a trans! Agora estão tirando a gordura trans do mercado, mas vai saber o que vão colocar no lugar...
Agora vamos a alguns questionamentos: você já reparou quantos ingredientes tem a manteiga? E a margarina? Já parou para pensar qual delas é um produto tradicional, milenar, com a menor quantidade de conservantes e ingredientes artificiais? Qual você acha mais natural?
Vamos aos ingredientes. Peguei uma manteiga e uma margarina daqui de casa mesmo. Vou revelar as marcas porque cada indústria faz o que bem entende com suas misturas.
Manteiga Aviação (com sal): Creme de Leite, cloreto de sódio e corante natural de urucum (INS 160b) (três ingredientes);
Margarina (qualy): óleos vegetais líquidos e interesterisficados, água, soro de leite em pó reconstituído, cloreto de sódio, leite em pó desnatado reconstituído, vitamina "A", estabilizantes: mono e diglicerídeos de ácido graxo (INS 471) e lecitina de soja (INS 322), conservadores: sorbato de potássio (INS 202) e benzoato de sódio (INS 211), acidulante ácido cítrico (INS 330), antioxidantes: TBHQ (INS 319), BHT (INS 321) e EDTA (INS 385), aroma idêntico ao natural, corantes: urucum (INS 160b), cúrcuma (INS 100i) e beta caroteno sintético idêntico ao natural (160ai) (muito mais de cinco ingredientes).
Mandamento número 2 do Michael Pollan: 2- Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar; e parafraseando um comentário do próprio autor no livro "Em defesa da comida- Um manifesto": evite comer alimentos industrializados com mais de cinco ingredientes que você não possa pronunciar, não sabe da onde vêm ou o que são. Outro conselho válido que ouvi em algumas palestras é: não coma nada pelo qual nenhum outro ser vivo (fungos, bactérias, insetos, pássaros, etc) não se interessa.
Sendo assim, sempre que possível, escolha manteiga ao invés de margarina. 

Um comentário:

Ygor disse...

"não coma nada pelo qual nenhum outro ser vivo não se interessa"... essa vou guardar pra vida! rsrs