Páginas

quinta-feira, março 28, 2013

Horta

Um dos conselhos que Michael Pollan e tantos outros defensores de uma alimentação Boa, Limpa e Justa, como eu, recomendam é comer alguma coisa que você mesmo plantou, pois você sabe da onde veio e dá o maior prazer. Pode começar com um temperinho, ainda mais pra quem mora em apartamento, há várias plantinhas que nascem em vasos que não ocupam muito espaço (eu consegui que minhas mini cebolas nascessem em um vaso).
Iniciei a minha horta depois de um dia ter ido a casa da Neide Rigo e ela me deu várias coisas: mangaritos, ararutas, cará-moela, um feijão vermelho que se come a vagem, as folhas e a própria leguminosa, caruru-do-reino, ora-pro-nobis, kefir, fermento natural. E em casa eu tinha algumas sementes: de alface, salsinha, na verdade já estavam até com a data de validade vencida, mas não quis desistir delas. E antes havia ido com meu pai comprar uma jardineira grande (aquele vaso comprido), terra, fibra de coco, musgo verde e casca de árvore para preparar a caminha das plantas. Então, em um final de semana, preparei tudo, joguei as sementes, algumas em um vaso, outras no outro e esperei a mágica acontecer. Esperei o tempo dizer quando plantaria os mangaritos, a araruta e o cará-moela. Por dias ficaram aguardando sua vez na fruteira; assim que os brotos começaram a sair, coloquei-os na terra.
E eu tinha essa cebola média dentro da minha geladeira, ela começou a brotar e não tinha vontade usá-la pra nada... só sei que o broto dessa cebola foi ficando maior e maior e já estava lá por umas três semanas e não havia murchado. Pensei "essa cebola merece viver". Então a plantei ao lado das alfaces. E ela vingou: deu origem a quatro cebolinhas. Duas delas minha mãe já utilizou na salada e estavam deliciosas.
Flor de cebola

    Colhendo a Alface                               Mangarito Roxo

Mangarito, salsinha e alface
Cebolinhas recém-nascidas

Que tal começar a sua? Ainda precisa de um incentivo pra começar a sua? Aqui vão alguns links para lhe animar:


http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF69648-16771,00-HORTA.html#fotogaleria=1

Um comentário:

Ygor disse...

"essa cebola merece viver" uhauhahuahuahuau esses legumes que brotam na geladeira são guerreiros mesmo!