Páginas

terça-feira, novembro 22, 2011

Torta Verde

Estava eu com uma porção de talos de cenoura e rabanete, os quais eu processei e congelei, e também espinafre japonês ferventado congelado mais um amigo em casa e nós dois nos perguntando "o que almoçar?".
Resposta: Torta verde! Simples, fácil e rápida! Essa receita é do livro do SESI: Alimente-se bem (aqui tem um link, mas não é sempre que eu aviso, viu? Seja curioso e clique!)

Você irá precisar de:
Massa:
-Um liquidificador ou mixer;
- 1 xícara de chá cheia de talos (cenoura, beterraba, rabanete - uma vez eu fiz com o de beterraba e antes de ir pro forno, a massa ficou meio rosa =D, mas depois de assada ficou verde);
-2 ovos inteiros;
-1/2 xíc. chá de leite;
-1/2 xíc chá de amido de milho;
-1/2 xíc chá de água;
-8 colheres de sopa de farinha de trigo;
-9 colheres de sopa de óleo vegetal;
-1 colher de sopa de fermento em pó (lembrando que fermento é sempre o último ingrediente a ser colocado!).
Bata tudo no liquidificados ou com o mixer.

Recheio
Enquanto você se ocupa com a massa, mande o amigo fazer o recheio (hehe). Se você estiver sozinh@, recomendo fazer o recheio antes da massa, porque se você deixar o fermento esperando muito, perderá um pouco seu efeito e a torta não ficará tão aerada.

O recheio proposto pelo livro é o de frango:
-850g de coxa e sobrecoxa;
-4 col. sopa de óleo vegetal;
-3/4 xíc de cebola picada;
-2 xícaras de chá de tomate picado;
-temperos (alho, cebolinha, salsinha, alecrim);
-sal a gosto
Cozinha, refoga, unta a forma, coloca massa/recheio/massa e forno a 200 ºC.

Recheios que eu fiz:
-1 lata de atum natural em água ou 1 vidro grande de palmito pupunha;
-1 cenoura média ralada;
-1 tomate médio em cubos;
-1 cebola pequena em cubinhos;
-1 dente de alho;
 Refogue a cebola e o alho, junte todos os outros ingredientes na panela, espere secar a água (que vai sair do tomate); unte uma forma, coloque o fundo de massa, recheio e cubra com a massa. Forno a 200ºC.

Fica pronto tudo em 1 hora! Bom apetite!


Torta verde com recheio de atum (massa minha, recheio do amigo)

Torta verde com recheio de palmito (torta inteira do amigo porque eu havia ido doar sangue e um dos meus braços ficou debilitado por umas quatro horas... e alguém precisava fazer o almoço, né?!)

Um comentário:

José Roberto disse...

Saiba que essas dicas fáceis é de bom tamanho, muito me ajuda, pois não tenho muito jeito pra cozinhar, confesso.
Mas tem me ajudado e faz com que não repita comidas, tem sempre uma novidade.
Valeu!